quinta-feira, 4 de julho de 2019

CACILDIIIIS - Carvões!!!

A ADEGA CACILDIS TRÁS DICAS PARA SEU CHURRASCO NÃO ESFRIAR

(imagem ilustrativa)

Com nossas dicas você irá fazer bonito em seu churrasco


            Tipos mais comuns de Carvão

·         Carvão briquete: é mais seco e atinge a temperatura ideal para o cozimento da carne em menos tempo. Devido sua composição mais pesada, garante o fogo durante toda a preparação. Tem menor custo e também é ecologicamente correto, pois reduz o impacto negativo sobre as florestas.
·         Carvão de bambu: por não exalar muita fumaça ou cheiro é ideal para churrascos ao ar livre ou em locais pequenos. Garante brasa de longa duração e também agride menos o meio ambiente.
·         Carvão vegetal: é proveniente da carbonização da madeira e da lenha. Seu uso é mais comum, porém pode não ser tão ecológico, embora não libere muita fumaça quando utiliza madeiras de acácia negra ou de eucalipto. Contudo, alerta-se que devido sua grande oferta, este tipo de carvão pode ser misturado com outras substâncias inadequadas ao contato humano, por isso sempre escolha marcas de procedência conhecida.

            Dicas para acertar no carvão

            Evite o carvão muito quebradiço ou que apresente muito pó, por não ter muita qualidade. Quanto mais secos e grandes forem seus pedaços, melhor ficará a brasa, devido à possibilidade de circulação de ar na churrasqueira, o que potencializa a queima do carvão;

            A quantidade de carvão necessária para a realização de bom churrasco pode variar conforme o tipo de churrasqueira, do corte da carne e do tipo de carne. De modo geral, para um churrasco com 10 convidados bastam 5 kg de carvão de boa qualidade;

            Para acender a brasa use álcool gel ou álcool em pasta, papel higiênico e óleo de cozinha;

            A lenha também pode ser utilizada, por trazer sabor mais defumado ao churrasco. Porém, a chama dela proveniente é mais difícil de ser controlada, podendo queimar a carne;

            É importante sempre manter a brasa viva durante o churrasco, o que pode ser feito com a inserção de carvão por todo o tempo, para que se possam alcançar os pontos ideais da carne, conforme o gosto do churrasqueiro e de seus convidados;

            As chamas nunca podem tocar a carne.

            O uso mais comum é sempre pelo carvão vegetal. Entretanto, ao escolher a sua marca de carvão para o churrasco existem ainda alguns cuidados que devem ser observados:

            Preste atenção na matéria prima do seu carvão, alguns tipos de madeira são melhores que outras para produção de carvão. É o caso da acácia negra ou o eucalipto

            O carvão não pode provocar excesso de fumaça, ter pedaços de carvão muito pequenos ou muita poeira dentro do saco, isto dificultará seu trabalho na hora de acender seu braseiro.

            Busque uma marca que tenha procedência, não utilize mão de obra escrava e possua todos os registros em órgãos ambientais, garantindo desta forma que o seu fornecimento não danifique o meio ambiente.

            O CARVÃO COOPERLIPTO é um exemplo claro de qualidade ao se falar de carvão vegetal. Produzido com eucalipto (Eucalyptus sp) por uma cooperativa que visa o manejo de eucalipto de forma ordenada com responsabilidade ambiental. Toda a matéria prima utilizada na produção do carvão é de plantio da própria Cooperlipto, por tanto, com total garantia de que não são utilizadas espécies nativas da Mata Atlântica. Além disto, toda a mão de obra é qualificada, com registro em carteira e utilizam os EPIs para atividade, ficando completamente dentro das normas estabelecidas pela legislação trabalhista.

            Muitas pessoas usam um carvão de má qualidade e acabam por se traumatizar com o churrasco

            Já no padrão de qualidade, o CARVÃO COOPERLIPTO se destaca devido a retirada do extrato pirolenhoso, que é um produto de base orgânica resultante da condensação da fumaça gerada da madeira, deixando o carvão livre de óleos e outros extrativos, o que lhe confere alto gral de pureza, evitando a formação de fumaça. Além disso, é de fácil acendimento e formação de braseiro quase instantâneo. Ah, e eles também possuem CTF – Cadastro Técnico Federal junto ao IBAMA, bem como Certidão de Conformidade Ambiental junto a FATMA.

            Então, na próxima vez que faltar carvão para o churrasco, tenha em mente que existe diferença (e muitas) entre uma marca e outra. O braseiro é de grande importância para o churrasco, se ele for muito forte você terá que se adaptar a ele trabalhando muito mais para controla-lo e se ele for muito fraco você irá sofrer para acendê-lo e transformá-lo em brasa. Muitas pessoas usam um carvão de má qualidade e acabam por se traumatizar com o churrasco. Não corra risco na hora de escolher a sua marca de carvão, você certamente não pagou barato na carne para o seu churrasco, então escolha um carvão de confiança e com procedência, fazendo isso, seu churrasco já estará 50% garantido

            O assunto principal para fazer um bom churrasco é a qualidade do fogo. E para ter um bom fogo precisamos ter um bom carvão ou boa lenha disponível para que ele aconteça de forma firme, forte e consistente. Não adianta de nada, como já disse aqui, você ter uma excelente peça de carne e o fogo estiver fraco fazendo-a ficar uma borracha em forma de picanha.

            Eu prefiro sempre assar a carne com lenha, mas além da questão ambiental, é muito difícil encontrar toras de boa madeira para se fazer um bom fogo. Madeira não só de qualidade, mas “limpa”, que não seja resto de construção e que contenham resíduos tóxicos que possam contaminar o seu churrasco.

            Nunca pegue uma marca estranha, desconhecida. É um tiro no pé do mercado e da concorrência, mas geralmente carvão “marca-diabo” só incomoda.

            Prefira os sacos grandes. Isso porque nos sacos pequenos os pedaços de carvão são menores, acabam mais rápido e você acaba comprando um monte de “miudezas” como aquela poeira e cascalho juntos. É claro que se você vai assar carne em uma churrasqueira daquelas americanas ou em latas pequenas, você terá que ter carvão pequeno. Mas estamos falando de churrasco de gente grande, certo?

            Repare sempre no peso do saco. Se o saco for grande e muito leve, o carvão não é bom. Ele precisa ser pesado. Isso diz a densidade da madeira e o processo que ele passou ao ser compactado. Prefira os pesados.

            E por último e não menos importante, repare onde ele está armazenado para conferir a umidade que há no saco de papel. Se o saco estiver velho e tiver aquele aspecto de molhado, por mais que seja uma boa marca e um bom peso, você poderá se dar mal ao comprar carvão úmido que vai complicar a sua carne.


            O carvão de qualidade deve ter as seguintes características:

·         Duradouro: O carvão de qualidade pode durar muito tempo aceso, o que o torna muito mais barato e envolve menos trabalho porque não tens que ir adicionando mais carvão ao barbecue
·         Saboroso: Um bom carvão ajuda às carne, peixe, mariscos e legumes que tenham um melhor gosto.
·         Maior poder calorífico: No churrasco, o poder calorífico é tudo. Quanto mais elevado muito melhor. O carvão de qualidade atinge uma temperatura de 500 graus, enquanto que um de menor qualidade pode chegar aos 300 graus. Isso faz com que demores mais tempo em fazer os grelhados.
·         Mais pesado: Um bom carvão também pode ser identificado pelo peso. Um saco de 3 kg de carvão de qualidade ocupa metade do espaço de um saco com o mesmo peso de um carvão de baixa qualidade.
·         Evite o carvão muito quebradiço ou que apresente muito pó, por não ter muita qualidade. Quanto mais secos e grandes forem seus pedaços, melhor ficará a brasa, devido à possibilidade de circulação de ar na churrasqueira, o que potencializa a queima do carvão.


            Como acender uma churrasqueira

            Uma das tarefas que mais causam polêmicas nas rodas entre amigos naquele dia de sol. Qual a melhor maneira para acender uma churrasqueira?

            Receitas não faltam. Álcool em gel, pão banhado a álcool, papel higiênico com óleo de cozinha... São inúmeras formas para acender, mas todas têm seus prós e contras.

            Lembre-se que lidar com fogo exige certos cuidados de segurança, para evitar acidentes ou ferimentos. Uma pequena fagulha que caia num frasco de álcool pode causar uma explosão. Um simples pedaço de plástico que caia dentro de uma churrasqueira provocará a liberação de gases tóxicos que poderão causar mal-estar e dor nos olhos de quem estiver por perto. Antes de acender o fogo, verifique se não há crianças por perto, nem qualquer produto inflamável.

            Primeiramente o carvão deve ser de boa qualidade. Importante verificar se o carvão comprado tem o selo do Inmetro, instituto que verifica a procedência dos produtos e garante a sua qualidade. Pegue o carvão e espalhe por toda a churrasqueira. Deixe uma pilha de carvão maior do que outra em um canto da churrasqueira, assim um lado a carne assa mais devagar e por completa e o outro lado assa melhor a parte de fora, valorizando assim o tipo do churrasco malpassado.

            Feita a pilha vamos ao que interessa. As receitas mais variadas podem dar certo, mas existem as maneiras mais práticas, vou descrever a que mais utilizo

            Papel Higiênico e óleo
            Encharque o carvão com óleo de cozinha. O papel higiênico pode ser seco mesmo, não pode ser muito amaçado ou apertado, deve estar o mais solto possível, faça uma bola de modo suave, geralmente coloco uma lata de cerveja cortada com óleo no centro do carvão para agir como fogareiro (tamanho de uns dois dedos), algumas pessoas preferem fazer este fogareiro diretamente no papel higiênico, mais aí vai de gosto ou habilidade. O óleo de cozinha, preferencialmente de soja, jogue um pouco no carvão.  Assim que começar a pegar fogo, abane até manter a brasa.
            Prós - Pega fogo rápido
            Contra - Faz uma fumaça escura altamente tóxica e precisa abanar para manter a brasa.

Fontes:
http://churrascariadogaucho.blogspot.com/2011/12/como-acender-uma-churrasqueira.html

Edição: www.lookline.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário